Itacaré e Ilhéus

Minha amiga Mariana Thomazelli aparece mais uma vez aqui no “Na Trilha”, agora para falar de um lugar paradisíaco que é Itacaré (BA). Destino que ainda não fui, mas está na minha listinha dos que ainda quero conhecer. Obrigada Má, por mais esta contribuição para o blog, e aproveitem o post turma!!!

Antes de chegar em Itacaré, fui para Ilhéus, cidade ao sul da Bahia, de mais ou menos uns 200 mil habitantes, conhecida por suas praias, pelo cacau, e por ter sido a terra do romancista Jorge Amado. São 110 km de litoral!

Mariana no Bar Vesúvio, ao lado da estátua de Jorge Amado

Fui na praia do Cristo, lá tem uma imagem do Cristo Redentor inspirada no monumento carioca, mas com todo respeito ao artista: ficou beeeem longe da do Rio. A praia é legal pra andar de caiaque, jet-ski e wind surf, pois não tem onda. Fui também na praia dos Milionários (praia do sul) lá tem muitas barracas. Eu fiquei na Cabana Gabriela, gostei muito da comida, mas garanto que não vi nenhum milionário ou milionária por lá. Um pouco mais a frente (sentido sul) têm as praias Back Door e Batuba, mas não tive tempo de conhecê-las.

A noite de Ilhéus também é bem tranquila, lá no centro tem a Catedral de São Sebastião, Palácio de Paranaguá. Você pode ir no bar Vesúvio, lá todos pedem o tradicional quibe. Ah, vocês não sabem quem estava no Vesúvio? Jorge Amado!!! Acreditam? Tirei uma foto com ele pra documentar a sua aparição.

Agora, com todo respeito a Ilhéus, o lugar onde fez valer a viagem foi I-T-A-C-A-R-É! Essa cidade fica a 80 km de Ilhéus (sentido norte). No caminho, você já vai passar por várias praias legais: Itacarezinho; Havaizinho; Engenhoca e Jeribucaçu. Dessas aí, eu só fui na de Itacarezinho.

Gente, a praia é simplesmente demais. Tem morros, coqueirais e recifes. Têm barracas muito boas, comida maravilhosa, só que um precinho bem salgado! Do lado esquerdo da praia tem uma cascata de água doce perfeita! Pra chegar nessa praia, você pode ir de carro (estacionamento – R$ 20,00) ou então pode ir por uma trilha. É nessa praia que tem aquele hotel famoso, o Txai, e foi lá que se hospedaram Dilma Housseff e o Sarcozy (presidente da França). Ah, e pra matar minha curiosidade fui lá no Txai perguntar quanto era a diária, querem chutar? Eu não acreditei … R$ 1.100,00 fora os 10%. Ah, detalhe: não tinham vaga para o Réveillon! Hahahahaha

No centro de Itacaré você vai encontrar a praia da Concha, ao lado Tiririca e por último a da Ribeira. A praia da Concha é repleta de cabanas, eu fiquei na Cabana da Ximbica, quem me atendeu foi um garçom bem simpático, mas devagar quase parando… mas pra que ter pressa? Vocês estão na Bahia!

Essa praia da Concha é bem movimentada. Apesar de ter águas turvas (em razão da foz do Rio de Contas), a água é bem limpa, o mar é calmo, sem ondas. Ah, do lado direito da praia tem umas pedras lindas.

A praia da Tiririca é bem agitada, praia de surfista: lá tem pista de skate, cabanas etc. Depois, vem a praia da Ribeira, cercada de Mata Atlântica, rio e muitas barracas. Mas indico o seguinte: ao lado da praia da Ribeira existe uma trilha pra Prainha. Esta vale a pena conhecer! Mas pra atravessar essa trilha vocês vão precisar de guia, pois o lugar é cheio de bifurcações, bem fácil de se perder. Indico que você vá de chinelo e leve uma mochila nas costas com toalha, canga, protetor solar, …

A Prainha é o cartão-postal de Itacaré e foi considerada a quinta praia mais bonita do Brasil. Acho que não preciso escrever mais nada, né? As fotos dizem tudo!

Anúncios

Sobre Vanessa Bellei

Duas irmãs que tem em comum a paixão por viagens.
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Itacaré e Ilhéus

  1. celi disse:

    Essa Bahia é linda mesmo. Que praias, eu sou apaixonada por coqueiros, eles dão um toque muito especial e mágico para a paisagem.

  2. Dirceu disse:

    É o paraíso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s