Jardim Botânico: uma das jóias da Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro, pra mim, é sempre um maravilhoso destino, seja somente por um final de semana ou uma semana inteira. A minha amiga, a jornalista Juliana Fontanella, escreve hoje sobre um lugar que ainda não conheço do Rio, mas que, com certeza, depois de ler este texto, vou conhecer na minha próxima viagem à Cidade Maravilhosa: o Jardim Botânico. Aproveitem a leitura!

O Rio de Janeiro é um destino que não decepciona e de brinde vai superar as melhores expectativas do viajante em algum momento. Em um pacote de quatro dias você viaja sem muita pretensão, troca um ponto turístico por outro para ganhar tempo. A gente tinha passado frio no Cristo Redentor e lá de cima não deu para ver nada, a não ser lindas e úmidas nuvens brancas. Lógico, o bondinho ficou para outro dia. O meu minuto “queixo caído” aconteceu no Jardim Botânico.

Um vista inesperada, registrada por Juliana Fontanella

O passeio começa em uma antiga sede de engenho preservada que abriga o centro de visitantes, dali você sai com um mapa, um guia (se disponível) e as orientações para aproveitar o passeio. Logo no início, o lago das tartarugas, a fonte italiana e a escultura baseada no quadro A Dança, de Matisse, enfatizam que aquele é um lugar de contemplação.

Centro de Visitantes do Jardim Botânico do RJ

O visitante vai ter a oportunidade de conhecer plantas de todos os lugares do mundo, vai caminhar em trilhas e sentir-se ora na Floresta Amazônica, ora na Mata Atlântica, conhecer espécies das Américas, África, Ásia e Europa. É natural desacelerar as passadas para saborear friozinho, relaxar ao som das cascatas, caminhar lentamente, respirando o ar limpo e perfumado de terra úmida.

No Jardim Botânico desacelere as passadas e aproveite

Curiosidades aparecem aqui e ali como a árvore do pau-brasil, o cactário e o orquidário, as coleções de bromélias, de palmeiras, o jardim japonês e o surpreendente jardim sensorial. Este último é um canteiro próximo ao centro de visitantes cuja escolha das plantas estimula os sentidos, o espaço foi desenvolvido especialmente para os deficientes visuais e proporciona contato diferentes espécies entre ervas medicinais, temperos populares como erva doce, camomila, hortelã, orégano e manjericão entre outras.

Outra seção imperdível, sobretudo para os pequenos, é o setor das insetívoras, plantas que se alimentam de insetos, mais comumente chamadas de carnívoras pelos leigos. E com tudo isso, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ainda brinda o visitante com obras de arte que se misturam ao verde como o imponente chafariz central, o memorial a Mestre Valentim ou o conjunto arquitetônico que inclui o Solar da Imperatriz e o Portal da Real Academia de Belas Artes. Lagos, fontes e espelhos d’água dão uma beleza de sonho ao espaço verde e é fácil ver pássaros de todas as cores e tamanhos aproveitando a calmaria.

Chafariz central

Além disso tudo, como centro de pesquisa entre os 54 hectares que formam o complexo estão espaços para atividades de educação ambiental, laboratórios, a Escola Nacional de Botânica Tropical e Biblioteca Barbosa Rodrigues. O acervo dedicado à Botânica começou com doações da família imperial ao naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, um dos administradores do espaço. Inaugurada oficialmente em 1860, tornou-se referência para pesquisadores do mundo todo com mais de 66 mil volumes e 3 mil obras raras.

Para quem quiser saber mais sobre o Jardim Botânico é só entrar na homepage do Jardim Botânico.

Anúncios

Sobre Vanessa Bellei

Duas irmãs que tem em comum a paixão por viagens.
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Jardim Botânico: uma das jóias da Cidade Maravilhosa

  1. Celi Terezinha Wolff disse:

    Este Brasil tem maravilhas mil…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s