O lado triste de Berlim

O que sobrou do Muro de Berlim, infelizmente, é um dos pontos turístico da cidade.  A Alemanha manteve dois trechos do Muro, que existiu entre 1961 a 1989. Em um deles foi construído um memorial chamado “Topografia do Terror”. Ali foi preservado 200 metros do Muro, e a história do Nazismo e dos 28 anos em que a barreira separou Berlim em duas é contada. Mais de 130 pessoas morreram tentando pular  “The Berlim Wall”.

Topografia do Terror: Muro de Berlim

O outro trecho do Muro preservado se tornou, hoje, a East Side Gallery. Um lugar mais alegre (apesar de ser o Muro). Dezenas de artistas do mundo todo pintaram o trecho do Muro de Berlim, dando a este “ícone do terror” uma nova cara, mais alegre!

East Side Gallery

A história dos judeus que foram mortos na Europa durante o regime Nazista também foi imortalizada na cidade. Um memorial foi construído para lembrar dos mais de 6 milhões de judeus que morreram no período em que Adolf Hitler esteve no poder. O lugar lembra um cemitério (cada retângulo simboliza um judeu que morreu cruelmente), a sensação é de realmente estar visitando um cemitério. Um lugar silencioso e triste. É difícil acreditar que milhares de pessoas inocentes foram mortas simplesmente porque eram judias (outras tantas porque eram deficientes ou por qualquer outro motivo que não encaixavam nos padrões da “raça ariana” concebida pelos nazistas).

Anúncios

Sobre Vanessa Bellei

Duas irmãs que tem em comum a paixão por viagens.
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O lado triste de Berlim

  1. Marcia disse:

    Querida Vanessa
    Triste mesmo, lembrar esse passado tenebroso!
    Quantos inocentes morreram pela tirania de um louco.
    Assim, como existem loucos que matam, destroem, existe os sábios que transformam a dor em Arte.Conseguindo sensibilizar a humanidade para o poder de transformar o sofrimento do passado em um lugar de reflexão no presente. A Arte tem esse poder de tocar a a alma humana e nos tornarmos seres humanos um pouco melhores. Sensíveis a dor do outro.
    Parabéns, por nos oportunizar essa viagem no tempo…
    Bjos,
    Marcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s