Na trilha de Santiago, buen camino!

Um dos objetivos deste blog é também contar história de viagens de amigos, e não poderíamos estreiar de forma melhor. Hoje quem escreve é minha amiga, madrinha de casamento e super jornalista Juliana Daibert. Ano passado, ela e o marido Luiz, conhecido também como mestre Narizinho, fizeram uma viagem que marcou a vida deles. Os dois percorreram o tão famoso Caminho de Santiago. Vale a pena ler cada linha:

“Quem pensa que aventura é coisa pra jovem tem toda razão. Prestes a completar 40 anos me presenteei com a grande aventura sonhada desde a adolescência: cruzar a Espanha de leste a oeste a pé. Acompanhada por meu marido, Luiz, percorri o Caminho de Santiago de Compostela.

Na subida do Alto do Mostelares, na província de León

Entre todos os caminhos que levam até Santiago optamos pelo Francês, por ser o maior e o mais tradicional. Ele tem 819 quilômetros de extensão e começa em Saint-Jean-de-Pied-Port, uma pequena vila medieval aos pés dos Montes Pirineus, que divisa a França da Espanha.

Em 32 dias cruzamos as províncias de Navarra, La Rioja (famosa por produzir os melhores vinhos espanhóis), Burgos, Palencia e León para chegarmos à Galícia, terra que abriga o túmulo do apóstolo Tiago. Tendo pregado o evangelho de Jesus na Península Ibérica, lá foi enterrado por dois seguidores depois de ser assassinado em Jerusalém.

Juliana e Luiz na Bodega de Irache, em La Rioja

Viajamos na primavera de 2010 contando com tempo bom, mas fomos surpreendidos por imprevistos climáticos que há muito não se viam na região. Cruzamos os Pirineus sob neve e caminhamos 12 dia sob chuva e muuuuuuuuuuito frio.

Neve durante boa parte do Caminho

 A pouco mais de 400 quilômetros de Santiago o sol apareceu e trouxe com ele dificuldades extras para andar. Apesar do incômodo, caminhar no frio causa menos desconforto nos pés, que não incham e se comportam melhor dentro das botas.

Alcançamos nosso objetivo no dia 3 de junho. Assistimos a missa do peregrino na Catedral de Santiago, ritual de rara beleza e tradição que encerra o compromisso de todo peregrino na casa do apóstolo.

Parabéns ao casal pela perseverança e sonho realizado. E que venha mais peregrinação!

Mais do que nos expormos a um tremendo desafio físico e emocional, Luiz e eu iniciamos um novo caminho em nossas vidas. Além da ansiedade, dúvidas e apreensão, nossas mochilas carregavam um enorme, profundo e sincero desejo de sermos pessoas melhores.

Acreditamos que seria possível vencer as dificuldades, a exemplo de tantos outros que também acreditaram. Tivemos fé. Nos entregamos ao que o Caminho nos reservou a cada curva, a cada subida, a cada chuva. E fomos maiores do que os obstáculos, porque os entendemos e os respeitamos. Como na vida. Dia a dia.

Sonho realizado, pezinhos refeitos da estripulia, é hora de começar a pensar na próxima!

Anúncios

Sobre Vanessa Bellei

Duas irmãs que tem em comum a paixão por viagens.
Esse post foi publicado em Viagens. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Na trilha de Santiago, buen camino!

  1. LOVELY STORY, VERY TOUCHING

    THANK YOU FOR SHARING IT

  2. andressa disse:

    É realmente uma historia maravilhosa!
    Experiencia pra poucos, pois nao é qualquer pessoa que aguenta uma longaa e dificil caminhada dessa!
    Eu mesmo nao sei se aguentaria!

    Parabens, muito legal mesmo essa aventura!

  3. Raquel Susana disse:

    Felicitaciones por el relato de este inolvidable viaje, satisfaciendo vuestras expectativas personales.

  4. Vinícius Carvalho disse:

    Não importa quantas vezes eu ouço essa história, me emociono sempre. Juliana e Luiz: vocês são muito especiais, um exemplo de companheirismo para todos nós. Abraços

    • Luiz disse:

      Vinícius, foram 32 dias de expectativas pela chegada, dores, alegrias, amizades, encontros, reencontros e descoberta de quem somos e o que ainda queremos até o final de nossas vidas. Aprendemos que não somos guiados pela razão e sim pela emoção. Descobrimos que a felicidade buscamos, está dentro de nós e não em outras pessoas ou nos bens materiais. Precisamos desfrutar da presença física de nossas famílias e amigos, pois, o tempo passa muito rápido e amanhã poderá ser tarde. A vida é simples é nós que a complicamos.

    • Concordo com você Vini … casal especial e viagem da vida!

  5. Luiz disse:

    …esqueci de falar uma coisa muito importante que aprendi por lá.
    As palavras: te amo, você é importante para mim, perdão, obrigado, estou com saudade de você, sempre devem ser ditas no momento em que você está sentindo e nunca deixe para depois. O depois pode não existir.
    Abraços.

  6. Andréa Tragueta disse:

    Olha só antes de chegar aos comentários eu já tava pensando: não importa quantas vezes eu ouvir essa história, sempre vou me emocionar. Então Vinicius eu não te copiei. É muito emocionante ler sobre essa viagem. E mais: nós que acompanhamos o antes e o depois, é mais emocionante ainda!! Quando completou um ano que o casal começou o Caminho eu lembrei, o interessante foi que no mesmo dia a Ju enviou um email falando sobre isso. Enfim, uma linda história!! Parabéns a Vanessa por resgatar!

  7. Pingback: Saudades do Caminho de Santiago | Na trilha

  8. Fabiana disse:

    Nossa!
    Eu faço uma idéia da dificuldade e cansaço de vocês.
    Sabendo, é claro, que as sensações e pensamentos de quem faz esse caminho são únicos e mesmo que se tente, não conseguiríam passar para os outros…
    Boa sorte na próxima trip!
    *E espero um dia postar sobre o mesmo trajeto de vocês!

  9. Pingback: Bons resultados no primeiro ano do blog. Obrigada a todos! | Na trilha

  10. Pingback: “Almas” viajantes | Na trilha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s